Casas de madeira, construção

Casas de madeira, construção

Uma casa construída a partir de toras de madeira é um organismo vivo e homogéneo. A fim de evitar eventuais problemas, os seguintes fatores devem ser considerados:

- As casas de madeira depois de serem construídas podem perder em média 3% da sua altura.
- Conexões nas casas de madeira devem ser móveis, para evitar danos às conexões entre os componentes de madeira e outros componentes como por exemplo, lareira e escadas.
- A madeira é um organismo vivo, a sua seleção de modo adequado e a secagem da madeira é muito importante para ter uma casa de madeira saudável e resistente.
- Demora cerca de 3 anos para uma casa de madeira secar depois de ser construída para alcançar o seu equilíbrio de humidade; a secagem pode criar rachas.
- É importante tomar todas as cargas de parede em consideração e distribuí-los uniformemente para todos os andares de um edifício. Isso irá ajudar a corrigir e até resolução do edifício.
- É importante conhecer todas as peculiaridades operacionais e tecnologias de construção de casas de madeira, e utilizar esses conhecimentos na prática. Isso ajudará a evitar problemas e defeitos de construção que se podem desenvolver a menos que os princípios de construção de casas de madeira sejam respeitados.

Paredes das casas de madeira

As casas de madeira representam o método mais arcaico de construção de casas onde as paredes são formadas por toros de madeira uns em cima de outros. A principal tarefa de um construtor é garantir a firme união dos toros de madeira e que a parede de madeira mantêm a sua beleza estética. Como na maioria dos edifícios os principais componentes das casas de madeira são as paredes, chão / tecto e as estruturas do telhado.

Como são construídas as paredes das casas de madeira

Tradicionalmente as paredes são construídas a partir de toros de madeira com cerca de 18 a 22 cm empilhados horizontalmente e intertravados nas extremidades para os cantos, de modo a atingir uma interligação rígida e apertada. Alguns dos requisitos para paredes de toros de madeira são os seguintes:
1. Os toros de madeira devem ser bem unidos, sem quaisquer lacunas no meio.
2. O teor de humidade dos toros de madeira deve ser em média de 16 a 20% (teor de umidade natural é 50-70%).
3. Os toros de madeira devem ser unidos numa superfície plana de pelo menos 12 cm de largura.
4. As cargas de peso (telhado, teto) devem ser maximamente distribuídos ao longo das paredes externas e divisórias internas dos toros de madeira.
5. Os caixilhos de portas e janelas não devem estar colados directamente a uma parede de madeira.
6. As juntas dos toros de madeira  devem ser fixadas com pinos de madeira utilizados em conformidade com as regras estabelecidas.
Seguindo os requisitos acima mencionados vai garantir uma casa quente e durável.

Anexando outras estruturas a uma parede de madeira

Uma casa de madeira é um organismo vivo e pulsante junto de si. Mesmo totalmente isoladas, as estruturas de madeira estão expostos a variações sazonais: a madeira encolhe ligeiramente no inverno e no verão expande. É por isso que é importante prever quão rígidos são os componentes anexados a uma parede de madeira. Se os caixilhos das janelas estão unidos as paredes, é importante que  a parte da frente do caixilho fique intimamente ligada à parede de madeira, ao mesmo tempo que lhe permite mover-se verticalmente em relação ao caixilho de madeira.

Telhados em casas de madeira

Um telhado é um componente muito importante de uma casa de madeira. Ele serve não só para proteger a casa da chuva, mas é também uma certa carga sobre nas paredes. Por isso, a força de pressão deve ser tão uniforme quanto possível em todas as paredes e divisórias. É particularmente importante prever o desempenho do telhado da casa enquanto está em repouso. Um dos principais problemas são as variações no ângulo do telhado. Se as empenas são de toros de madeira, o ângulo do telhado vai encolher durante o repouso da casa de madeira. Portanto, as vigas devem ser asseguradas com articulações deslizantes.

Vai gostar também de ler:

Este artigo está inserido em Estética e Construção com as seguintes etiquetas , , , , . Guarde este artigo nos seus favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>