Casas de madeira versus casas pré-fabricadas de aço

Casas de madeira versus casas pré-fabricadas de aço

Quando se toma uma decisão de viver numa casa não-convencional, há que fazer comparações entre as alternativas que estamos a colocar em cima da mesa. Duas dessas alternativas são as casas de madeira e as casas pré-fabricadas de aço. Decidir viver numa destas casas é uma decisão bastante importante, no entanto, só uma delas é que tem a componente mais amiga do ambiente: as casas de madeira.

A madeira é uma material orgânico que absorve e expulsa a humidade de uma forma natural. Se tem doenças respiratórias e reumáticas, viver numa casa de madeira é uma excelente escolha, pois este tipo de doenças são prevenidas pelo uso da madeira na construção. Para além disso, é um óptimo isolante natural, como iremos ver a seguir mais detalhadamente. Mas como nem tudo são boas notícias, ao contrário das casas pré-fabricadas de aço, as casas de madeira não têm uma resistência tão duradoura.

Por sua vez, as casas pré-fabricadas de aço têm uma grande resistência, principalmente frente às condições climatéricas. Vamos então fazer uma comparação entre as vantagens e desvantagens das casas de madeira e as casas pré-fabricadas de aço.

Resistência das casas de madeira e das casas pré-fabricadas

Quanto às casas de madeira, apesar de ter bons níveis de resistência e durabilidade, o que é certo é que aquelas que são mais económicas podem revelar-se vulneráveis a condições climatéricas mais agressivas. No entanto, se for construída com madeira mais resistente, mais cara por sua vez, a sua durabilidade é de centenas de anos.

Já em relação às casas pré-fabricadas de aço, é sabido que o aço é dos materiais mais resistentes de construção. Resiste a condições bastante extremas, como terramotos e furacões. Para além disso, é uma forma segura de proteger a sua habitação. O aço é reforçado contra o vandalismo e o fogo, e a sua superfície é protegida para funcionar como anti-ferrugem.

Isto já não se pode encontrar nas casas de madeira, pois são mais frágeis quanto ao vandalismo e à propagação de fogos, mas se a sua madeira for bem resistente, as probabilidades de desastre são bastante reduzidas.

Custo e tempo de construção das casas de madeira e das casas pré-fabricadas

O tempo de construção de ambos estes tipos de casa é relativamente reduzido. Quando construímos uma casa convencional, à partida sabemos que vai demorar bastante tempo. Quanto às casas de madeira, principalmente, deve estar construída em poucos meses. Mesmo no caso de querer construir uma casa de madeira, pode construí-la de raiz, tal como uma casa convencional.

No caso das casas pré-fabricadas de aço, o facto de quase toda a construção ser feita numa fábrica, faz com que os custos sejam mais reduzidos. Já para não falar de que o facto de estar a ser construída num local recolhido, faz com que não dependa de condições climatéricas, daí não ser necessário tanto tempo de construção e por sua vez, tanta mão-de-obra. Ainda no campo do aço, com a evolução deste material e a sua popularização, os preços baixaram, reduzindo ainda mais os custos de produção das casas pré-fabricadas de aço.

O mesmo acontece com as casas de madeira. Com a sua popularização, o preço da madeira baixou nos últimos anos e a sua montagem é relativamente rápida, logo não será necessária muita mão-de-obra a longo prazo.

Manutenção das casas de madeira e das casas pré-fabricadas

Apesar de resistentes, as casas de aço exigem alguns cuidados especiais com o tratamento deste material. Se o aço não for bem tratado, há possibilidade de gerar ferrugem e isso aumenta a chance de danificar a estrutura. Portanto, é necessário que faça um tratamento adequado. O problema que se põe é que este material é pesado e nesse caso teria despesas extra com o seu transporte no caso de necessitar de reparação.

Quanto à madeira, não é excepção e também requer que haja um tratamento especial para que tenha uma vida mais longa. Mas não pode tratar dela apenas quando vê que ela já não está nas melhores condições. A manutenção deve ser feita ocasionalmente para evitar que se estrague e que os danos sejam irreparáveis.

Isolamento das casas de madeira e das casas pré-fabricadas

A madeira é por si só um bom isolante térmico, logo irá controlar as temperaturas dentro de sua casa, evitando que gaste mais dinheiro em condicionadores de ar ou isolamentos térmicos adicionais. Garantindo sempre uma temperatura agradável, além de permitir um bom arejamento e respiração da casa.

Isto já não acontece com as casas pré-fabricadas de aço, pois o aço não é um isolante térmico, tendo assim que comprar uma alternativa. Se for o caso de ser ecologista, opte por bambu ou cortiça. Se preferir algo sintético, a fibra de vidro é a mais requisitada.

Ruídos nas casas de madeira e nas casas pré-fabricadas

Uma casa de aço é uma casa confortável e com uma estrutura rígida, capaz de suportar as condições mais adversas, ventos fortes e tempestades medonhas, sem que a sua estrutura afete os seus residentes com demasiados ruídos incómodos.

Ao contrário disso, as casas de madeira, por mais seguras e confortáveis que sejam, têm o defeito dos ruídos que a madeira provoca, sendo por vezes desconfortável. O ranger típico da madeira é um ruído incómodo, mas que não há solução para isto, pois é uma reação natural da madeira.

Design e expansão das casas de madeira e das casas pré-fabricadas

Tanto as casas pré-fabricadas de aço como as casas de madeira primam pela boa estética. Para além disso, a construção de casas pré-fabricadas veio permitir novos formatos de design e por sua vez uma maior personalização.

O mesmo acontece com as casas de madeira, à medida que os anos avançam temos tido novas técnicas de construção que permitem designs mais arrojados e originais.

No entanto, as casas pré-fabricadas de aço permitem que possam ser modificadas e forma rápida e económica, mesmo após a sua construção.

Vai gostar também de ler:

Este artigo está inserido em Casas pré-fabricadas, Detalhes e comparações com as seguintes etiquetas , , , , , , , , , . Guarde este artigo nos seus favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>