Isolamentos ecológicos para casas amigas do ambiente

Isolamentos ecológicos para casas amigas do ambiente

Em todas as construções há pequenos pormenores que nos escapam e só vimos a reparar na hora em que nos lembramos do frio e do calor. Cada vez mais procuramos por obter uma temperatura confortável no interior da nossa casa. Porém, isto vai exigir ou que gaste constantemente dinheiro em aquecimento ou que tenha um bom isolamento térmico.

O melhor mesmo é poder ter os dois. No entanto, quando não investimos num bom isolamento na casa, vamos estar constantemente a desperdiçar energia. É como colocar um aquecedor de rua no nosso jardim. Para além das contas de luz e gás que irá ter que pagar, vai estar a contribuir para o aumento da poluição e a escolha deverá sempre recair nos isolamentos ecológicos.

Aconselhe-se com os profissionais para escolher o isolamento

Posto isto, quando estivermos a construir a nossa casa, devemos aconselhar-nos com os nossos construtores e profissionais ligados aos isolamentos de casas, para investir a longo prazo num isolamento que o permitirá poupar muito mais em aquecimento. Opte pelos isolamentos ecológicos, não só estará a contribuir para a redução da poluição do planeta como sentirá que a sua casa é muito mais amiga do ambiente.

Os vários tipos de isolamento térmico

Há muitos tipos de isolantes térmicos, mas tudo vai depender da utilidade que lhe vai dar. Lã de rocha, fibra de vidro, manta de fibra cerâmica, poliestireno expandido, espuma de poliuretano e cortiça são alguns dos exemplos, mas muito poucos são ecológicos. Lembre-se que os materiais ecológicos, embora hoje estejam mais acessíveis, são sempre mais caros. Informe-se sobre apoios da parte de empresas e do estado relativamente às apostas em construir casas totalmente ecológicas.

Isolamentos ecológicos, cortiça

A cortiça é o material com efeito isolante mais antigo que se conhece. E dentro dos materiais ecológicos, é o mais procurado. Para além de ser um óptimo isolamento térmico é o ideal para servir de isolamento acústico. Parte dos estúdios de música, por exemplo, usam a cortiça para isolar o som. Funciona também como anti-vibrático, ou seja, é um material que é aplicado em edifícios com vibrações, máquinas e aparelhos de música, com a função de absorver as vibrações que são transmitidas.

A única desvantagem que os utilizadores de cortiça colocam é o facto de ser mais cara. No entanto, têm a garantia de que daqui a 60 ou 70 anos, tenham o seu isolamento de cortiça tal e qual como estava quando compraram, daí se tratar de um investimento a longo prazo. Além de que Portugal é um dos grandes produtores de cortiça.

Isolamentos ecológicos, fibra de coco

Outro material ecológico mais recentemente descoberto é a fibra de coco. Trata-se de uma matéria-prima renovável e natural, com características semelhantes à cortiça, especialmente a de ser um bom isolamento acústico.

Isolamentos ecológicos, lã de ovelha

O terceiro material ecológico que apresento é a lã de ovelha. É a versão natural de isolamentos lanosos. Ao contrário da lã de vidro ou da lã de rocha, esta não precisa de tratamento a altas temperaturas para se produzir. É óptimo enquanto regulador de humidade. É vendida em forma de manta, de paineis e em flocos.

Ser ecológico não é apenas uma tendência de moda do século XXI, mas sim uma forma de ser consciente relativamente aos estado do nosso planeta. Antes de investir, pense no futuro e opte por materiais renováveis e que contribuam para o decréscimo da poluição. Ser amigo do planeta já não custa assim tanto por isso opte por isolamentos ecológicos para a sua casa.

Vai gostar também de ler:

Este artigo está inserido em Ambiente e Ecologia, Estética e Construção com as seguintes etiquetas , , , , , , , . Guarde este artigo nos seus favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>