Mitos comuns sobre casas de madeira

Mitos comuns sobre casas de madeira

As casas de madeira estão, desde sempre, associadas a vários mitos. Por vezes é difícil aceitar outro tipo de construção para além da convencional e isso faz com que se criem mitos que servem como desculpa para não apostar nas construções em madeira. Para as empresas de construção convencional é óptimo que se acredite que as casas de madeira não sejam as melhores.

A ideia que a casa de madeira é apenas uma casa para o verão, por exemplo, é dos mitos mais comuns. O que é certo é que a popularização das casas de madeira começou quando se começou a construir estas casas como habitações de férias, principalmente dentro do turismo rural. A mentira reside no facto de pensarem que estas casas não consigam satisfazer as necessidades que uma casa convencional consegue.

Materiais de construção e aquecimento

As casas construídas com madeira são perfeitamente habitáveis  Mais do que isso, são confortáveis. O seu aquecimento funciona exactamente da mesma forma que uma casa convencional de tijolo, para além de que o seu isolamento vai estar de acordo com o material ecológico de toda a casa. Portanto, a única coisa diferente será mesmo a sua estética: as paredes são de madeira. A boa notícia é que pode usar diferentes tipos de madeira, tanto de pinheiro como cerejeira, da mais barata à mais cara.

As casas de madeira e os incêndios

Há outras questões que surgem como a existência de bichos da madeira, ou a simples decoração da casa que se torna mais difícil. Falando agora de algo mais sério relacionado com a opção de construção de uma casa de madeira: a segurança. É automático pensar que em caso de incêndio, o fogo se propague muito rapidamente por toda a casa. O facto é que todas as casas correm riscos de incêndio por não existirem atitudes de segurança e precaução.

A questão dos incêndios é muito simples: se tiver cuidados, nada acontece.
A casa de madeira pode durar centenas de anos, ao contrário das casas convencionais de tijolo e cimento, que têm uma esperança de “vida” tão longa como a humana. A fórmula é usar produtos de protecção para a madeira e manter sempre o bom estado da casa, fazendo vistorias e manutenção regulares para evitar que pequenas falhas de segurança se tornem problemáticas.

As casas de madeira no passado e no presente

O que mudou nas casas de madeira e que ainda não convenceu parte da população foi o facto de ter mudado o seu estatuto: as casas de madeira antigas eram sinónimo de desconforto e pouca beleza, no entanto, como em tudo, houve uma evolução positiva e a realidade de hoje é bem diferente, hoje com toda a tecnologia que existe uma casa de madeira tão ou mais confortável como uma casa convencional.

O preço das casas de madeira, caro para alguns, mas barata se comparada com casas de tijolo.

Os custos que uma casa de madeira vai ter não é algo que fica barato. As casas de madeira de hoje são construídas com a mais alta tecnologia e com os materiais mais resistentes, portanto, tudo tem o seu preço. A ideia que uma casa de madeira é apenas tábuas amontoadas que ficam baratas é um erro comum, mas mesmo tendo um custo mais elevado do que a maioria das pessoas imagina não invalida que continue a ser muito mais barata que uma casa de tijolo convencional.

No orçamento inicial inclua o preço da manutenção

É necessário que no orçamento inicial do projecto da casa coloque logo os custos adicionais de manutenção da casa, pois a madeira precisa de cuidados especiais. Isto para que quando tiver de tomar a decisão entre uma casa de madeira e uma casa tradicional de tijolo, o possa fazer tendo em conta os verdadeiros custos inerentes a casa de madeira, além dos custos da construção.

A humidade nas casas de madeira

Ainda há algo a que devemos dar particular atenção: ao facto de as casas de madeira terem humidade natura. E não, a madeira não irá apodrecer com a humidade, pois leva um tratamento especial para esse efeito. Possivelmente alguns anos após ter construído a sua casa, vai notar que houve uma espécie de encolhimento da madeira. No entanto, isto também acontece com outros tipos de casa, como é o caso das casas de tijolo.

Portanto, se existe um encolhimento da madeira, as paredes serão redimensionadas também. Aparecem então as rachaduras. Mas fique tranquilo porque isto não irá afectar o calor que a casa tem. Esta é a aparência natural da madeira e se escolheu construir a casa com este material, é porque gosta do seu aspecto, logo isto não será uma dor de cabeça para si.

Vai gostar também de ler:

Este artigo está inserido em Estética e Construção com as seguintes etiquetas , , , , . Guarde este artigo nos seus favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>