Piso de madeira, aprenda a instalar o seu

Piso de madeira, aprenda a instalar o seu

A madeira natural quando aplicada no chão de uma casa, torna-se num dos elementos de maior destaque, sendo normalmente, quando bem aplicada e cuidada um dos materiais mais duradouros utilizados para pisos de interior. A beleza de um piso de madeira é incomparável, proporciona a qualquer sala de estar ou quarto um ambiente agradável, acolhedor e é ideal para casas com uma grande interligação com o exterior.

Um dos factores que levam a maioria das pessoas a optar por não aplicar pisos de madeira em banheiros e cozinhas está relacionado com o facto de a madeira expandir e apodrecer quando em contacto prolongado com ambientes demasiado húmidos ou mesmo molhados. Os pisos de madeira são uma opção que proporciona um ambiente bastante quente a salas e quartos, desde que seja aplicado e tratado com as devidas precauções.

Para instalar um piso de madeira a melhor solução é mesmo contratar alguém especializado nesse trabalho, caso seja daquelas pessoas que gosta de meter a mão na massa e queira ser você a fazer todo o trabalho, pode sempre optar por um tipo de madeira pré preparada para instalar. A opção mais trabalhosa e mais arriscada é ser você mesmo a lixar e aplicar todo o tratamento no piso de madeira, neste caso terá de ter muito cuidado para não deixar sulcos ou marcas visíveis durante o processo de lixamento.

Material necessário:

  • Aspirador ou vassoura
  • Espátula
  • Nível
  • Lixa de papel
  • Serra eléctrica ou mesa de corte com serra circular
  • Martelo
  • Punção
  • Esquadro
  • Revestimento de polietileno de 6 milímetros
  • Calços/Espaçadores de madeira ou plástico
  • Pranchas de madeira (piso a aplicar)
  • Massa de nivelamento
  • Giz ou lápis
  • Cola branca de madeira
  • Pregos e parafusos
  • Grampeador pneumático
  • Bloco de batimento de madeira

Os primeiros passos da instalação do piso de madeira

A primeira coisa a fazer antes de começar a instalar o piso de madeira é empilhá-lo dentro de casa durante alguns dias para que a madeira se adapte ao nível de humidade da sua casa. É comum a madeira vir de um ambiente pouco húmido e depois de aplicado em casas com níveis de humidade mais elevado, dilatar consideravelmente, deixando o piso com irregularidades substanciais.

Comece por marcar a posição dos calços para aplicar o piso de madeira ao longo de uma parede, aplique no chão uma camada de revestimento de polietileno de 6 milímetros para uma melhor protecção do piso e minimizar os ruídos, sobrepunha cada fila de revestimento de polietileno em cerca de 6 cm use uma pistola de grampos para fixar.

Marque uma linha ao centro da divisão que está a pavimentar com giz e uma fita métrica, usando para isso pelo menos dois pontos em cada extremidade para que a linha traçada seja o mais precisa possível. Caso a sala seja demasiado desenquadrada alinhe a primeira fila de piso de madeira com a linha central que desenhou e corte as pranchas longitudinalmente para aplicar junto a parede que se encontra paralela à linha central.

Para cortar as tiras de madeira irá precisar de uma serra eléctrica e de uma superfície de corte, ou idealmente uma mesa de corte com uma serra circular.

Aplicar as pranchas de madeira iniciais

Trace uma linha paralela à parede e à linha central onde irá começar a aplicar o seu piso de madeira, mas deixe um espaço de cerca de 1,2 cm para permitir que a madeira dilate, podendo depois aplicar um rodapé para tapar o espaço deixado em vazio.

Para aplicar as primeiras pranchas de madeira escolha aquelas que lhe parecem mais longas, isto caso não se tratar de pranchas com as mesmas dimensões. Aplique com o lado fêmea virado para a parede. Use na extremidade das pranchas a massa de enchimento para um melhor acabamento.

Instalar as filas interiores do piso de madeira

Antes de instalar as próximas filas de pranchas de madeira aplique cuidadosamente a cola branca na ranhura. Coloque a segunda fila em forma de degrau, ou seja com as extremidades das pranchas desencontradas. Após instalar as pranchas da segunda fila utilize o bloco de batimento do lado macho, e cuidadosamente com pancadas suaves acomode as pranchas às pranchas da fila anterior. Termine retirando a colo em excesso que surja antes que seque.

Para áreas de maiores dimensões após aplicar a segunda fila do seu piso de madeira utilize o grampeador pneumático. Aplique os grampos com uma distância aproximada de 200 milímetros ou três grampos por prancha. O grampeador deve ser usado com um ângulo de 45º, desta forma os grampos serão aplicados justamente na base das pranchas. Tenha cuidado a usar o grampeador para não danificar o seu piso de madeira.

Colocar a última fila e retoques finais

Tal como na fila inicial irá seguir a linha traçada com uma distância da parede de 1,2 cm aproximadamente. Aplique os calços ao longo da parede para manter uma distância uniforme. Muito provavelmente a última fila de pranchas de madeira não irão caber, irá precisar de medir e cortar o piso de madeira antes de aplicar. Utilize um pé de cabra, ou os dentes de um martelo para ajudar a ajustar as pranchas finais.

Após aplicar o piso não o cubra com material plástico ou de nylon para não acumular humidade.

Vai gostar também de ler:

Este artigo está inserido em Estética e Construção com as seguintes etiquetas , , , , , . Guarde este artigo nos seus favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>